Pages

Subscribe:

10 de janeiro de 2012

O tal do panamá

No início desse mês, viajei pra praia e queria comprar um chapéu novo. Para ser mais exata, queria um chapéu estilo panamá. Acho praia um lugar ótimo pra comprar chapéus de palha, porque o preço é bom (o meu foi R$15,00!) e eles costumam ser bem feitinhos. Eu não uso muito chapéu, então pra mim, está ótimo. Resolvi então, fazer um post sobre o bendito do chapéu e mostrar que também dá pra usar feliz e saltitante sem ser à beira mar. Acaba servindo de inspiração pra mim também.

O chapeu panamá, o original, de verdade, vem do Equador (é, é isso mesmo) e é feito com uma palmeira que só cresce por lá. Ganhou o nome porque os operários costumavam usar o modelo durante a construção do canal do Panamá. Hoje em dia, o modelo disseminou e qualquer chapéu que lembre o original, ou seja, feito de palha e que tenha uma faixa em volta, pode levar o nome de chapéu panamá. Enfim, é uma história complicada e os amantes de chapeús, provavelmente, querem me bater a essa altura do post.
O panamá vai ser muito útil na hora de dar uma bossa a mais (nunca me vi falando isso, masok) no look. Se combinado com babados, saias e vestidos rodados e florais fica romântico. Com camisas, blazer e alfaiataria fica urbano. Além disso, ele fica ótimo com peças mais pesadas, não precisa usar apenas aquelas com cara de fresquinha. Também não precisa usar só quando estiver de short ou saia, que ele vai muito bem com calças.

Uma coisa legal do panamá, é que dá pra brincar um pouquinho de customização: amarrar um lenço ou uma fita diferente em volta pode mudar a cara do acessório em minutos. Desse jeito não tem desculpa pra usar o tal do panamá mais vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário