Pages

Subscribe:

12 de julho de 2011

Diário de uma viajante - parte 1 - Os documentos

Eu sei que sou uma péssima blogueira, uma mãe desnaturada e uma péssima dona de casa. Mas eu voltei cheia com novidades.
O post tá grande e vai interessar mais quem tá indo viajar pros EUA, por isso, se quiser pular esse post, fique a vontade.


Tudo começou a uns 3 anos atrás quando meus pais resolveram não gastar mais moedas de R$ 0,50 e R$ 1,00, para colocar num porquinho. Esse porquinho seria pra minha tão sonhada festa de 15 anos, mas no ano passado durante um almoço de domingo eu decidi que não queria mais a festa, eu queria viajar para a Disney *--*
Depois, conversando com a minha prima de 15 anos (multiplicado por 2+3) ela decidiu que também ia viajar comigo e a partir daí começou a maratona.

1º passo: passaporte
O processo do passaporte é a coisa mais simples do mundo. Você entra no site da Polícia Federal que tem tudo explicadinho, preenche o requerimento e paga a GRU até o prazo estipulado.
Não lembro muita coisa da entrevista, só lembro que eu tirei a foto lá mesmo e que minhas impressões digitais foram tiradas e que por eu ser menor de idade, no dia da entrevista meus pais tiveram que ir junto comigo.

2º passo: visto americano
Vou contar do que eu me lembro, mas se você quiser algo mais detalhado clique aqui e aqui. No dia da entrevista  ( a minha estava marcada pra 9:30hrs, chegamos lá às7:00hrs) só é necessária a presença de um dos pais ou responsável legal.
Eu escolhi o consulado do Rio, e lá quando você chega, tem uma fila enooooorme e até banquinhas de pessoal guardando os celulares, porque não pode usar celular dentro do consulado. Quando você entra no consulado, você passa por um detector de metais e entra numa fila pra entregar o seu passaporte e pegar uma senha para o recolhimento das sua impressões digitais, logo depois, você entra numa fila para a entrevista (que é feita em cabines).
Meu pai levou muuuuuuuuuitos documentos comprovando que eu tinha residência no Brasil e que eu estava matriculada na escola (fica a dica de pedir uma declaração na secretaria da escola falando que você está matriculado e frequenta as aulas), minha prima também levou documento pra caramba. Mas a velhinha gracinha que me entrevistou me perguntou meu nome, se eu estudava e qual era o motivo da viagem, mas pra minha prima ela fez mil e uma perguntas do tipo: mora sozinha?, tem carro?, de que marca? mora de aluguel?, trabalha? casada? e nada de pedir pra mostrar algum documento.
No fim das contas os nossos vistos foram concedidos e saímos de lá felizes e serelepes direto pra uma agência dos correios desembolsar mais $$$ pra ter os nossos passaportes lindos e vistados em casa, por isso fica a dica de levar um troquinho a mais.
Então é isso gente, espero ter ajudado em alguma coisa. Depois tem mais.
beijos ;*


Nenhum comentário:

Postar um comentário